Obras para o PAS

Primeira Etapa - Subprograma 2009/2011

Obras Literárias.

1-O Discurso sobre a Servidão Voluntária.

''Se em 1600 era tarefa difícil escrever um prefácio a La Boétie, hoje não é mais fácil. Hoje como nos tempos de La Boétie e Montaigne, a alienação é doce (como um refrigerante) e a liberdade amarga, porque está demasiado próxima da solidão. E da loucura.''


Paulo Barreto, ou João do Rio, ou Claude, ou José Antônio José, ou Caran d' Arche, ou Joe (pseudônimos), ou Godofredo de Alencar (heterônimo com vida própria - como os de Fernando Pessoa) foi jornalista, cronista, crítico, contista, tradutor e teatrólogo. Fundou jornais, revistas e a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Foi membro da Academia de Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras. A vida de João do Rio na imprensa carioca pode servir de modelo aos que se dedicam à rude profissão de escrever.
Foi autor de vários livros de sucesso, entre eles A Alma Encantadora das Ruas (1908), uma coletânea de crônicas tendo como tema principal a cidade do Rio de Janeiro do seu tempo. Um crítico literário declarou: "João do Rio foi um dos inovadores do jornalismo brasileiro, a ponto de ser difícil definir onde termina o jornalismo e começa a literatura".


''Um certo Critilo, residente no Chile, escreve treze cartas ao amigo Doroteu, que vive na Espanha. Nelas, relata em verso a história de Fanfarrão Minésio, governador da capitania da então colônia espanhola, corrupto e cruel como ninguém. Para que Minésio sirva de anti-exemplo aos governadores portugueses no Brasil, um suposto incógnito resolve traduzir o texto, depois de obter o manuscrito de um cavalheiro que por aqui aportou, vindo da América espanhola. Simulando falar sobre outro lugar, o inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, autor de Marília de Dirceu, faz desta sátira uma voz da sociedade das Minas Gerais do final do século XVIII. Introdução, cronologia, notas e estabelecimento de texto de Joaci Pereira Furtado.''


''Aclamado pela crítica como um dos maiores comediógrafos do país, Artur Azevedo (1855-1908) foi também notável contista e poeta. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, foi contemporâneo e amigo de Machado de Assis, ao qual dedicou seu livro Contos impossíveis.
Passando a residir no Rio de Janeiro, Artur Azevedo fez de suas observações do cotidiano e dos hábitos dessa então capital do Brasil a matéria-prima de sua produção literária.
Várias de suas obras são leituras obrigatórias em vestibulares e universidades brasileiras.'''


O 'Almanaque Brasil Socioambiental 2008' é uma contribuição à reflexão e ao debate sobre o futuro da vida no Brasil e no mundo. A iniciativa adquire importância renovada diante da consciência planetária cada vez mais aguda sobre os modelos insustentáveis de produção e consumo. A publicação traz um panorama dos ambientes brasileiros - incluindo dez ensaios fotográficos autorais - e das grandes questões socioambientais contemporâneas. Os temas são acompanhados de casos importantes, de curiosidades, de referências para quem quiser saber mais, de personagens e de dicas de como agir e participar de campanhas e soluções alternativas que possam conciliar desenvolvimento com valorização da diversidade socioambiental do país. Os 85 verbetes, dispostos em 11 capítulos temáticos, foram escritos por 122 colaboradores, entre jornalistas, ativistas e especialistas das mais diferentes áreas. A intenção é atingir um público amplo, sobretudo estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio. Por isso, optou-se por uma linguagem simples e concisa, sem ser superficial, e um projeto gráfico dinâmico, com muitas tabelas, mapas, gráficos e imagens.

''
''Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)''


Em caso de links quebrados/inválidos,deixe um comentário,e atualizarei assim que possível.

Em breve postarei as demais obras (músicas,artes plásticas e vídeos).

Quaisquer dúvidas consultar o site : http://www.cespe.unb.br/pas/

0 comentários:

Postar um comentário

 
;