domingo, 29 de maio de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR - FEIRA DE CIÊNCIAS

PROJETO INTERDISCIPLINAR - FEIRA DE CIÊNCIAS
CATASTRÓFES NATURAIS / ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA
Objetivos:
·        Divulgar a importância do ensino de Ciências.
·        Demonstrar os resultados de uma aprendizagem significativa através da investigação e experimentação.

ORIENTAÇÕES GERAIS

O TRABALHO possui características multidisciplinares porque envolve os diversos componentes curriculares. Ele  será avaliado em duas etapas:
·         1ª Etapa – Ocorrerá no 2º bimestre, com valor total de 5,0 pontos para PI. (Projeto Escrito + envolvimentos nas aulas disponibilizadas e participação na prévia)
·         2ª Etapa – Ocorrerá no 3º bimestre, com valor de 3,0 pontos para todos os componentes curriculares (Português terá o valor de 2,0 pontos) e 10,0 pontos para PI.

As etapas ocorrerão da seguinte maneira:

2º Bimestre:

1º. Entrega do Projeto no dia 06/06/2011 às 7h 15min. (a não entrega do projeto escrito ou o não envolvimento em sua elaboração indicará que o grupo ou o estudante não participará da prévia, nem da feira). Nenhum outro trabalho será realizado para substituí-lo.

2º. Apresentação Prévia do conteúdo teórico será realizada para a própria turma e para dois avaliadores a serem comunicados posteriormente. Datas: 29/06 (Turmas: 1º A, B / 2º A, B, C, D / 3º A, B, C, D) e
            30/06 (Turmas: 1º C, D, E, F, G, H / 2º E, F, G)

3º Bimestre:
1º.   Apresentação na forma de FEIRA de CIÊNCIAS que será realizada em dois dias.
No dia 09/08/2011 (Turmas: 1º A, B, C, D / 2º A, C, E, F / 3º A, B)
No dia10/08/2011 (Turmas: 1º E, F, G, H / 2º B, D, G / 3º C, D).
Observação: Cada equipe terá o tempo de 15 a 20min para apresentar seu trabalho na FEIRA de CIÊNCIAS.
Cronograma de cada dia:

Das 7h  às 10h – montagem
10h – Abertura
Das 10h às 12h – Início das avaliações
12h às 13h 30min – Intervalo para almoço
Das 13h 30 às 16h15min – Finalização das apresentações
Das 16h 15 às 16h 45min – Limpeza dos estandes (salas, espaços utilizados pelos grupos).

A Turma será dividida em 5 equipes. Cada equipe fica responsável por um trabalho/experimento que envolva as três áreas de conhecimento (Códigos, Exatas e Humanas) a respeito das quais deverá discorrer, analisar, comunicar e explicar informações, dados e curiosidades sobre o tema, tecnologia e/ou catástrofe natural escolhida e proposta na forma de projeto escrito.

Alguns itens do trabalho são de caráter obrigatório e sua inobservância implicará:

(a)        Retirada de pontuação sobre a nota final do trabalho;

·         Todos os membros das equipes deverão portar crachá de identificação com nome, série, turma e tema. A não identificação dos componentes implicará redução de 0,3 na nota final, tanto na prévia, quanto no dia da Feira.
·         Todo material escrito, gráfico ou fotográfico precisa estar dentro das normas de pontuação, de ortografia e de estrutura de nossa língua; (a não observância implicará perda de 0,5 sobre a nota final). Escrever correto é uma necessidade e uma obrigação. Revisem todo o material escrito, inclusive aqueles coletados na internet.

(b)  Cancelamento do trabalho ou eliminação do estudante, da equipe/grupo.

·         A prévia será apresentada em sala de aula, por todas as equipes da turma, a fim de que a turma tenha acesso a todo o conteúdo teórico e não apenas a fragmentos, partes. A não realização ou não-participação na prévia implicará cancelamento do trabalho do estudante ou da equipe. A prévia deve servir para confirmar ou para reorientar o trabalho antes de sua apresentação final no dia da Feira.

O trabalho será avaliado nas modalidades por equipe e individual.

1º.   POR EQUIPE: A equipe será avaliada pela pesquisa, qualidade dos experimentos, maquetes, gráficos, imagens, cartazes,  organização do trabalho,   participação dos membros, zelo e limpeza final do estande;
2º.   INDIVIDUAL: cada componente será avaliado individualmente quanto à qualidade e objetividade do conteúdo apresentado. Após a feira  será realizada uma auto-avaliação do grupo.

Os recursos materiais apresentados ou expostos na sala/estande serão desconsiderados se não forem utilizados durante a explicação do trabalho (não devem servir apenas de enfeites).

Os avaliadores farão perguntas individuais para evidenciar o conhecimento de cada membro da equipe.

Os trabalhos para a Feira de Ciências devem estar baseados na proposta nacional para o ano de 2011, ou seja, o ano Internacional da Química, associando a isto o impacto de extraordinárias tecnologias diante de eventos naturais devastadores.

Cada turma terá um orientador de apoio (um professor) além das professoras de PI, orientação da direção e das coordenadoras pedagógicas para o desenvolvimento do trabalho. A primeira base de informações foi ministrada pelas professoras de PI /coordenação na forma de “chamada para o trabalho por meio de sensibilização com slides/vídeos” realizada no auditório da escola.

Aproveite o tempo livre para a confecção e para a organização do trabalho por equipe. Não existem razões para não se fazer um bom trabalho. As equipes deverão aproveitar todas as aulas vagas para realizarem o trabalho, diminuindo assim, o tempo de realização em casa. Aproveitem as aulas que forem cedidas pelos professores de PI ou dos demais componentes.

Todos os encontros (na escola ou fora dela) deverão estar listados no projeto escrito. Façam um trabalho com qualidade. Proponham o estudo e a compreensão de uma tecnologia/um desastre natural relacionado ao fantástico mundo da química, destacando de que maneira somos afetados positiva ou negativamente por eles.

Em qualquer que se a modalidade escolhida para direcionar seu projeto, lembre-se que será necessário demonstrar tecnologias, sejam uma réplica já existente, seja uma reconstrução desta tecnologia, seja uma invenção. Seu trabalho deverá associar tecnologia+conhecimento informacional+interação em equipe.

Somente depois de definido o tema do seu Projeto (tecnologia/desastre natural) você conseguirá orientações para o desenvolvimento do seu trabalho, por isso, não perca tempo, não deixe para o dia que antecede a entrega. A data para a entrega do projeto não será alterada. Todos os projetos serão recolhidos até 7h30 do dia 06/06/11. Depois da entrega os projetos serão apreciados e avaliados, se aprovados, deverão seguir para a etapa seguinte, ou seja, a apresentação na forma de prévia.

As equipes que quiserem entregar os trabalhos antes da data poderão ganhar tempo, pois receberão projetos já validados/ou não com alguns dias de antecedência.

Os materiais utilizados na ornamentação das salas e na exposição de conteúdos devem atender o princípio de “valorização e preservação do meio ambiente” procure utilizar materiais com características recicláveis, reaproveitáveis e menos ofensivas ao meio ambiente.

Observação: A escola não tem como atender a demanda de “Data-show”, “Aparelhos de DVDs”, “Retroprojetores”, “Televisores”, “Aparelhos de Som”, “Extensões” e similares. Também não será disponibilizado material de expediente para as equipes, como fitas adesivas, tesouras, grampeadores, barbantes, TNT etc. Cada Equipe deverá se antecipar quanto aos recursos necessários às devidas apresentações e confecções.

Os estudantes ao montarem o trabalho devem preocupar-se tanto com o conhecimento a ser exposto quanto com a organização/ornamentação do estande.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;