terça-feira, 20 de setembro de 2011

Teatro

Conceito de teatro

A origem da palavra teatro é grega e tem como siginificado o lugar de onde se vê. Com o passar do tempo, a palavra foi tomando um significado mais amplo, tornando-se enfim, uma arte – gênero dramático - mas, também é o imóvel, o edifício.

Elementos do Teatro

Cenografia

“A arte e a ciência da criação do cenário”

(Dicionário de teatro – Luiz Paulo vasconcelos)

Cenografia é criar. O cenógrafo, como todos os outros profissionais do teatro, deve fazer uma leitura do texto a ser encenado e junto com o dirtetor esboça a proposta do espetáculo.

A cenografia é a linguagem visual do teatro. É a primeira leitura que o público faz da peça, portanto, a cenografia deve estabelecer a relação cena/público traduzindo a intenção do diretor e/ou dramaturgo.

O cenógrafo tem total liberdade de criar sua proposta cenográfica. Qualquer elemento pode adequar ao espetáculo, desde que esteja dentro do contexto histórico, pois este é que situa a peça no tempo e no espaço.

A cenografia é uma escritura no espaço em três dimensões. Acompanha as mudanças da dramaturgia, esclarecendo o texto e a ação humana no espaço. É o resultado de uma concepção semiológica, empregando signos e sinais è encenação.

“Cenografar é estabelecer um jogo de correspondências e proporções entre o espaço do texto e aquele do palco, é estruturar cada sistema ‘em si’, mas também considerando o outro numa série de harmonizações e defasagens.

(Dicionário de teatro – Patrice Panis)

A existência da cenografia é inerente ao fazer teatral, pois já na Grécia Antiga, nos festivais dionisíacos, havia uma preocupação com a ornamentação da cena, que evoluiu e diferenciou-se da acoordo com o meio social e o contexto histórico.

O cenário da Antiguidade era fixo, contendo poucos elementos.

Os primeiro teatros de pedra foram consturídos a partir do século V.

O teatro grego de caráter religioso não fazia divisões para o público em classes sociais. Era o lugar para debates e reuniões daquela sociedade. Seus espetáculos se realizavam a luz do sol com iluminação plena.

Espaço Cênico

O espaço cênico é o palco, ou o lugar onde é realizada a ação cênica: o drama.

Em cada período da história este espaço foi ocupado por uma estética particular e assim evoluiu chegando ao onto de deixar de ser algo isolado da dramaturgia para ser u eleto intrínseco e dinâmico de toda ua concepção dramática.

O espaço do teatro contemporâneo é centro de experiências demasiado numerossas para ser reduzido a algumas características. Relaciona-se estreitamente com o espaço teatral ( o edifício, a sala). È concreto quando visualizado pelo público ao entrar na sala do espetáculo. Veja o os itens seguintes tirados do livro “O texto no Palco” de Olga Reverbel, mostrando que cada estética corresponde uma concepção particular do espaço:

· O espaço da tragédia clássica brilha pela ausência: é um lugar neutro, de passagem, que não caracteriza o ambiente, mas fornece um suporte intelectual e moral para a personagem. È um lugar abstrato e simbólico.

· O espaço romântico tende ao exagero, baseia-se na cor local e usa uma arquitetura “subjetiva”, sugerindo mundos extraordinários à imaginação.

· O espaço expressionista modela-se em lugares parabólicos (a prisão, a rua, o asilo, o bordel, etc.); busca mostra a crise profunda que dilacera a consciência ideológica e estética.

· O espaço naturalista imita, ao máximo, o mundo que descreve. Sua factura material – infra-estrutura econômica, hereditária, histórica – é concentrada em um “meio” que cerca a personagem.

Sonoplastia

A multiplicidade de sons ou ruídos produzidos para interferi no desenvolvimento da ação cênica é a sonoplastia. Naturais ou não, os ruídos devem distinguir-se da palavra, da música e do próprio ruído gerado pela cena.

Sua execução é produzida nos bastidores por técnicos que utilizam várias máquinas e objetos. Atualmente alguns problemas de sonoplastia foram resolvidos com a tecnologia. Assim, alguns sons ou ruídos podem ser gravados com antecipação e controlados pelos técnicos de acordo com o desenvolvimento do drama.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;